Após o fechamento da Oftalmoclínica, localizada no Bairro Chácara das Flores e que atendia pacientes do município pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma reunião na tarde desta terça-feira debateu a situação de quem necessita de uma consulta ou exame oftalmológico especializado. O encontro ocorreu entre a Secretária de Saúde do Município, Liliane Mello, o titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Roberto Schorn e integrantes do Conselho Municipal de Saúde.
Serviço de saúde passa a ser 100% informatizado
Ficou estabelecido que a 4ª CRS pedirá que as instituições que prestam serviço oftalmológico especializado na cidade enviem as propostas com o número de vagas disponíveis para que seja feito um convênio de acordo com a capacidade de cada um.
- Como a população é de Santa Maria, a lista de espera é regulada e controlada pela Secretaria de Saúde, é ela que vai encaminhar para o serviço responsável, seja consulta, exame ou cirurgia, tudo por ordem de entrada. A função do Estado é comprar o serviço especializado e disponibilizar para o município - explica a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Benildes Mazzorani.
Foto: Conselho Municipal de Saúde (Divulgação)
Depois de receber as propostas o Estado, por meio da 4ª CRS, terá que analisar todo o contexto e sinalizar como vai ser feito o contrato com as instituições. Em seguida, deverá enviar para ao município a oferta de vagas e, a partir disso, a Secretaria de Saúde fará o encaminhamento via setor de regulação. Hoje são cerca de 900 vagas disponibilizadas pelo SUS, via pagamento do Estado na Oftamoclínica, Hospital Universitário, Hospital de Faxinal do Soturno e Banco de Olhos de Porto Alegre.